Como funciona o algoritmo do Instagram?

    04/03/2023 Livia Rangel
    Spread the love

    O Instagram existe há 11 anos. Embora o aplicativo fosse inicialmente destinado a imagens estáticas, os criadores de conteúdo e usuários comuns agora podem compartilhar fotos e vídeos em várias formas, como posts nos Stories, Instagram Reels e vídeos mais longos no IGTV.

    Embora existam muitos tipos de conteúdo para publicar no aplicativo, simplesmente aproveitar uma das opções não é suficiente para ter sucesso de marketing na plataforma. Isso ocorre porque, não importa o quão de alta qualidade seja o conteúdo que você compartilha, o algoritmo do Instagram determina o que é bem-sucedido no aplicativo e o que não funciona.  

    Embora o Instagram não divulgue todos os fatores que o algoritmo usa para avaliar o conteúdo, eles divulgaram informações gerais sobre o que o algoritmo procura. Nesta postagem, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo para ter sucesso no aplicativo, desde os fatores que influenciam e dicas e truques para garantir que seu conteúdo não passe despercebido.

    Mas, afinal, o que é o algoritmo do Instagram?

    O algoritmo do Instagram estuda o comportamento do usuário no aplicativo e usa sua atividade anterior para decidir qual conteúdo você vê em seu feed e página de exploração e como outras pessoas na plataforma veem seu conteúdo. Essencialmente, o algoritmo controla seu alcance orgânico.

    “Como empresa ou marca, a menos que você dependa inteiramente de anúncios pagos, é essencial entender como o algoritmo funciona e o que você precisa fazer para garantir que favoreça seu conteúdo e mostre suas postagens para seu público-alvo”.

    A seguir, explicaremos como o algoritmo do Instagram funciona e os fatores que ele avalia ao divulgar seu conteúdo em feeds de notícias.

    Como funciona o algoritmo do Instagram?

    Se você é um usuário frequente do Instagram, pode ter ouvido as pessoas dizerem algo como “Traga de volta a ordem cronológica reversa!” ao falar sobre o algoritmo. O que eles estão se referindo é sobre quando o Instagram mostrou as postagens mais recentes no topo do feed de alguém e as mais antigas na parte inferior.

    Foi ótimo para criadores e usuários do Instagram porque, em algum momento, sua postagem estaria no topo de todos os feeds de seus seguidores, então eles teriam a garantia de vê-la.

    No entanto, em março de 2016, o algoritmo mudou. O Instagram disse: “As pessoas perdem, em média, 70% de seus feeds. Conforme o Instagram cresceu, ficou mais difícil acompanhar todas as fotos e vídeos que as pessoas compartilham. Isso significa que você geralmente não vê as postagens que mais lhe interessam. ”

    “Não é mais uma questão de quando você publica, mas uma variedade de fatores que discutiremos a seguir: RELACIONAMENTO, TEMPO, FREQUÊNCIA, CONEXÕES, USO, INTERESSE”.

     

    Usuário no Instagram


    Fatores de algoritmo do Instagram

    • Relacionamento

    Os relacionamentos percebidos são o fator de classificação mais importante. O algoritmo prioriza o compartilhamento de conteúdo com você com base nos relacionamentos que você tem com as contas que segue. Quanto mais você comenta, gosta e interage com uma conta no Instagram, é mais provável que veja seu conteúdo e com frequência.

    O algoritmo também observa as pessoas para as quais você envia mensagens, as contas que você pesquisa e as fotos nas quais você foi marcado.

    “O fator de relacionamento também se aplica às marcas. Se um consumidor gosta regularmente de seu conteúdo e interage com ele, o envolvimento repetido fará com que suas postagens sejam mostradas a ele com mais frequência e mais perto do topo de seu feed. Isso significa que é essencial que você incentive envolvimento/engajamento em seu conteúdo.”

    • Tempo

    Embora os feeds não sejam cronológicos, o algoritmo ainda deseja que os usuários vejam as postagens mais recentes e relevantes, especialmente, de contas com as quais você tem um relacionamento mais forte e estabelecido.

    O tempo apenas significa que você não verá uma postagem de três semanas atrás tanto quanto antes de 2016.

    DICA: Você pode aproveitar esse fator a seu favor, usando a análise de seu perfil para descobrir o melhor momento para publicar no Instagram, ajudando você a encontrar seus seguidores quando eles estão mais ativos no aplicativo e mais propensos a se envolver.

    • Frequência

    A frequência se refere à assiduidade do usuário, ou seja, a frequência com que ele costuma abrir o aplicativo Instagram.

    Os usuários frequentes verão um feed mais cronológico, mas aqueles que raramente abrem o aplicativo verão as postagens mais relevantes para seus interesses e relacionamentos desde a última abertura do aplicativo.

    • Conexões

    Seguir muitas pessoas significa que o algoritmo tem mais conteúdo para escolher ao exibir postagens em um feed. Quando isso acontece, eles priorizam relacionamentos, engajamento e interesses percebidos.

    Novamente, esse fator enfatiza a importância de gerar um relacionamento com seu público, incentivando o engajamento e postando nos momentos certos.

    • Uso

    O fator de uso é semelhante à frequência, pois está relacionado a quanto tempo é gasto no aplicativo. Aqueles que fazem sessões de navegação rápida verão o que o algoritmo determina, como os destaques do dia, com base nos fatores mencionados acima, enquanto aqueles que passam mais tempo no aplicativo verão um número mais significativo de postagens.

    Navegadores frequentes podem até ficar sem conteúdo para ver, ponto em que o algoritmo irá sugerir novas postagens e contas com base em suas interações e histórico de engajamento.

    • Interesse

    O Instagram faz muitas recomendações de conteúdo, portanto, uma parte do conteúdo que os usuários veem se baseia no entendimento do aplicativo sobre seu interesse em tópicos específicos.

    Se ele detectar que você sempre gosta, comenta e interage com as postagens sobre tópicos semelhantes, você verá essas postagens primeiro. Os usuários que se envolvem com conteúdo semelhante ao que você posta também têm maior probabilidade de ver suas postagens e vice-versa.

    Embora não seja um fator direto que o Instagram observou como fator de algoritmo em 2016, o envolvimento desempenha um papel significativo no processo de algoritmos.

    Este conteúdo foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos. Siga a Lira nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn)! 

    Fonte: hubspot.com 

    , , , , , , , ,

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Spread the love
    Contact

    Entre em Contato

    Agende um atendimento com nosso time de especialistas!
    Saiba quais serviços se adequam melhor às necessidades do seu projeto ou negócio.

    Vamos Falar Sobre Seu Projeto

    Gerenciamos seu projeto com as melhores estratégias de Marketing Digital, guiados por relatórios de data analysis.

    Vamos Conversar Sobre Suas Ideias

    A melhor parceria para você finalmente tirar suas ideias inovadoras do papel, sempre com foco nos KPIs do seu negócio.

    Vamos Analisar o Seu Conteúdo

    Planejamento e criação de marketing de conteúdo, com materiais de qualidade, para atrair e encantar o seu cliente.

    [/vc_row]

    Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

    WHATSAPP: +49 17 67797-4903

    Contact
     Desenvolvido por Agency Lira